Plantão
Esporte

BRASILEIRÃO: Chape na Libertadores, Botafogo fora e Avaí e Coritiba rebaixados

Publicado dia 04/12/2017 às 10h42min
Com muitos gols no fim, a última rodada do Brasileirão teve surpresas, decepções e muita emoção

Com muita coisa para ser definida, a 38ª e última rodada do Brasileirão aconteceu toda na tarde deste domingo e o que não faltou foi emoção. Flamengo, Vasco e Chapecoense confirmaram suas vagas na Libertadores, e o Atlético-MG manteve viva as suas chances. Por outro lado, Avaí e Coritiba foram rebaixamentos, enquanto Sport e Vitória escaparam.

Com uma virada heroica, com gol aos 49 minutos do segundo tempo, a Chapecoense bateu o Coritiba por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó-SC, se garantiu na pré-Libertadores e rebaixou o Coxa. Com a virada, o time paranaense ficou com os mesmos 43 pontos do Vitória, mas foi rebaixado no saldo de gols, ficando em 17º. Já a Chape termina em oitavo, com 54 pontos. O Coritiba não era rebaixado há sete anosQuem gostou muito da derrota do Coritiba foi o Vitória, que perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, no Barradão, em Salvador-BA, e só não caiu por causa do tropeço do Coxa. O Vitória termina em 16º, com 43 pontos. O resultado serviu para adiantar o Flamengo na fase de grupos da Libertadores, com 56 pontos, em sexto. O time carioca ainda tem a final da Copa Sul-Americana pela frente.

 

Com gol no fim, Chape vai à Liberta e rebaixa o Coritiba
Com gol no fim, Chape vai à Liberta e rebaixa o Coritiba

 

PAPELÃO DO FOGÃO
Com um desempenho horrível nas últimas rodadas, o Botafogo conseguiu o feito de ficar fora da Libertadores 2018. O Alvinegro empatou por 2 a 2 com o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ, e acabou caindo para décimo, com 53 pontos, indo apenas para a Sul-Americana. Sem maiores pretensões no torneio, o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil, termina em quinto, com 57 pontos.

O ano mágico que termina trágico: os sete pecados capitais (e cruciais) do Botafogo

 

DEPENDENTES DO FLAMENGO...
O Vasco até fez a sua parte, vencendo a Ponte Preta por 2 a 1 no estádio de São Januário, mas terminou atrás do Flamengo, indo para a Pré-Libertadores e perdendo a vaga na fase de grupos para o rival. O Cruz-maltino fica em sétimo, com 56 pontos. A Ponte Preta já estava rebaixada e termina o campeonato em 19º, com 39 pontos.

Contudo, caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, uma nova vaga na fase de grupos será aberta, classificando o Vasco.

...ASSIM COMO O GALO
O Grêmio surpreendeu, com um time totalmente reserva após o título da Libertadores, o Tricolor deu trabalho para o Atlético-MG, mas o Galo saiu com uma vitória suada por 4 a 3, com gol no fim.

Com isso, o Atlético-MG fica em nono, com 54 pontos, e pode ir para a pré-Libertadores caso o Flamengo vença a Sul-Americana diante do Independiente, o que abrirá uma nova vaga. O Grêmio termina em quarto, com 62 pontos.

AVAÍ NA SÉRIE B
Outro rebaixado por saldo de gols foi o Avaí, que apenas empatou por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro,e m Santos-SP, e ficou com os mesmos 43 pontos de Coritiba e Vitória, terminando em 18º, na zona de rebaixamento. O Santos se despede em terceiro, com 63 pontos.

LEÃO SE SALVA COM AS PRÓPRIAS GARRAS
Dos quatro que lutavam contra o rebaixamento, o Sport foi o único que venceu, por 1 a 0 diante do Corinthians, na Ilha do Retiro, em Recife-PE. Assim, o Leão se manteve fora da zona de rebaixamento, em 15º, com 45 pontos. Campeão, o Corinthians fecha o torneio com 72 pontos.

 

DE BOM TAMANHO
Após brigar contra o rebaixamento, o São Paulo até se viu podendo ir para a Libertadores na última rodada, mas sofreu o empate por 1 a 1 do Bahia, no estádio do Morumbi, em São Paulo capital, e termina o torneio em 13º, com 50 pontos, empatado com o próprio Bahia, 12º colocado. Ambos irão à Sul-Americana.

FLU NA SULA E DOURADO DECEPCIONA
O Fluminense visitou lanterna e já rebaixado Atlético-GO no estádio Olímpico, em Goiânia-GO, mas não passou de um empate por 1 a 1, que confirma o Tricolor carioca na Copa Sul-Americana, em 14º, com 47 pontos. O Dragão fecha o torneio em 20º, com 36 pontos. Sem marcar na partida de hoje, Henrique Ceifador termina o Brasileirão como artilheiro, empatado com Jô, do Corinthians, com 18 gols cada.

RENDEU UMA GRANINHA
Numa disputa pela vice-liderança, que rende uma premiação um pouco maior que a do 3º colocado, o Palmeiras perdeu por 3 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR, mas garantiu o 2º lugar, com 63 pontos ganhos. Já o Furacão fecha com 51 pontos, em 11º.

Fonte: futebolinterior.com.br