Prof. Ivo orienta participantes a não ficarem reféns do tema da redação: “Só aumenta a ansiedade”

Faltando apenas cinco dias para o Enem, é notório o aumento da pressão em relação aos que participarão das provas, que acontecerão nos próximos dias 13 e 20 de novembro, com cerca de três milhões e meio de estudantes inscritos.

Para o prof. Ivo, a hora é de relaxar, mas sem perder o foco.
“Eu costumo dizer que a prova do Enem exige duas “habilidades” do estudante: o conhecimento e o domínio emocional. É preciso, por essa razão, principalmente nesta reta final, se preparar de forma saudável, sem extrapolar os limites. Quem tem de recuperar o prejuízo é o alunado que não estudou, que não levou o processo a sério. Então, em se tratando de redação por exemplo, não adianta ficar desesperado à procura de querer saber qual tema será cobrado no próximo domingo.

O estudante que se preparou está apto a dissertar sobre qualquer tema porque ele domina a tipologia, conhece e aplica as estratégias argumentativas, elabora projeto de texto, está a par do processo avaliativo e, certamente, produziu bastante durante a preparação”, concluiu Ivo, que é mestre em Letras, redator da BNCC/PB, autor de quatro livros e diretor pedagógico do Argumentar, uma das melhores assessorias educacionais da Paraíba.

Destaque Do Vale

lldearaujo

Editor escritor.

Read Previous

Em Brasília, prefeito Bal Lins cumpre agenda para viabilizar projetos para São José de Piranhas

Read Next

Mais de 1 mil policiais militares fazem segurança do Enem na PB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *