O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Diamante (PB) voltou a funcionar nesta segunda-feira (13) após passar cerca três meses desativado.
A informação foi publicada nas redes sociais da Secretaria de Saúde do município.
Conforme a publicação, para poder retornar às atividades, foi realizada a manutenção da viatura antiga e a revisão de todos os equipamentos.
Durante o tempo de desativação, o município estava sendo atendido pela base de Ibiara, que fica a 18,9 km de distância.
A paralisação do serviço foi alvo de crítica do vereador de oposição Douglas Franco (Cidadania) na Câmara. Durante a primeira sessão deste ano, em resposta a indiretas do parlamentar Francisco Galdino, que é do lado do prefeito, o opositor cobrou posicionamento dele sobre o descaso na unidade móvel.
— Cadê que você [Francisco] vai na Tribuna e diz que o SAMU daqui está com três meses sem funcionar? É um absurdo, meu amigo. Tá lá parado. Ninguém tá nem mexendo nele em Itaporanga — disse.
Em justificativa, a vereadora novata da situação Rosa Laurentino afirmou que há dificuldades para manter a unidade.
— Eu vejo a pressa que o prefeito Hermes Filho quer que funcione, só que até ele é limitado. Já foi feito o pedido ao Ministério da Saúde para mandar uma vtr, porque está faltando — afirmou.
O serviço móvel diamantense atende, além do município, as cidades de Boa Ventura e Curral Velho e também presta assistências às demais da região do Vale do Piancó.
Diamante Online