Após mais um óbito de criança registrado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cajazeiras, fato ocorrido neste sábado (20) o prefeito José Aldemir Meireles que está em São Paulo internado no hospital Sírio Libanês tratando de uma pneumonia juntamente com a deputada Dra. Paula entraram em contato o secretário de saúde do estado Jhony Bezerra para buscar uma solução para a problemática que aflige pais e mães da cidade e região. Na conversa com o secretário, foi proposto que o governo pudesse transformar a unidade num centro de atendimento de urgência e emergência pediátrico e direcionasse o atendimento de urgência e emergência de adultos para o HRC (Hospital Regional de Cajazeiras). Segundo o prefeito que falou com nossa reportagem na noite deste domingo (21) o secretário aceitou a proposta de pronto e a unidade passa a atender a partir desta segunda feira (22) apenas os casos de urgência e emergência de crianças.
Com isso, o prefeito e a deputada disseram esperar que o atendimento seja mais ágil e que a secretaria consiga equipar melhor o local com equipamentos e profissionais que cuidem diretamente da área de pediatria, evitando a exposição das crianças aos pacientes adultos e a demora no atendimento.
A morte do garotinho Kevin que residia no distrito de Boqueirão de Piranhas foi o segundo óbito registrado na casa de saúde em menos de 30 dias. Recentemente, a garotinha Ana Julia veio a óbito por falta de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e faleceu ao ser transferida para a cidade de Patos.
A população tem cobrado bastante das autoridades e, principalmente do governo do estado uma solução para a questão do atendimento pediátrico que nos últimos meses tem se agravado com a multiplicação dos casos de síndrome gripal grave devido o período sazonal.
Na semana passada o governo do estado inaugurou seis leitos de UTI pediátrica no HRC após muita cobrança da sociedade e, principalmente da imprensa.
Destaque do Vale e Painel Politico.com.br