Um estudo feito por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontou que Coremas, localizado na região do Vale do Piancó, é o município com maior risco de ocorrência de eventos associados a inundações no estado.
Conforme o levantamento, apesar de a localidade pertencer ao clima seco do Sertão paraibano, a suscetibilidade tem relação com o fato de Coremas abrigar o maior reservatório de água do estado, o açude Estevam Marinho.
Estudo
A construção do Atlas, que está disponível para ser baixado gratuitamente, foi coordenada e organizada pelos professores Camila Cunico, Daisy Beserra Lucena e Marcelo de Oliveira Moura, que compõem o Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (Geofisa) e o Laboratório de Climatologia Geográfica (Climageo), ambos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.
A pesquisa teve início em fevereiro de 2019, após aprovação do projeto em uma chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no ano anterior. O projeto também contou com o apoio da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), por meio da indicação de uma meteorologista com conhecimento específico sobre as temáticas envolvidas.
Destaque do Vale
Créditos: Diamante Online