Crianças até 4 anos são as mais afetadas por síndrome respiratória grave no estado da PB

FOTO ILUSTRATIVA/REPRODUÇÃO

A Paraíba já registrou em 2023 um total de 487 casos de Síndrome Respiratória Grave (SRAG), em que as pessoas precisaram ser hospitalizadas por causa da doença. E um dado preocupante é que, desse total, 72,48% dos casos foram em crianças que têm até quatro anos de idade.

Os dados estão no Boletim Epidemiológico nº 6, que foi divulgado esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba. De todos os casos graves registrados, 226 foram em bebês com menos de um ano de idade e 127 em crianças entre um e quatro anos.

O alto índice de SRAG em crianças não chega a ser uma novidade, mas estudiosos analisam que nos últimos anos esse número vem crescendo gradativamente.

A pediatra Iana Araújo explica que existem diferentes fatores que fazem as crianças pequenas serem mais suscetíveis ao vírus, e que um deles é o início das aulas no começo de cada ano. “Várias crianças que ainda não tiveram contato com o vírus acabam tendo pela primeira vez”, destaca.

Para piorar essa situação, ela comenta que nos últimos anos vem sendo registrado uma diminuição no índice de vacinação de crianças, algo que para a médica é preocupante.

Por sinal, em todo o estado da Paraíba, já morreram 104 pessoas por SRAG em 2023, excetuando aí os casos de Covid-19. Além disso, há outros três casos em investigação. O Boletim Epidemiológico nº 6 da SES, no entanto, não divulgou o número de óbitos por idade.

Para além da vacinação, a SES recomenda em seu boletim algumas medidas para evitar o contágio. É necessário respeitar distanciamento social, evitar aglomerações, manter ambientes bem ventilados, manter as mãos limpas, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos, higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais.

É recomendado ainda utilizar máscara se estiver com sintomas gripais. Se a criança apresentar sintomas, ela não deve ir à escola até a melhora.

Destaque do Vale

Créditos: Jornal da Paraíba

lldearaujo

Editor, escritor, e tals blá, blá, blá...

Read Previous

Polícia prende homem com arma de fogo em Itaporanga

Read Next

Número de mortos por síndromes respiratórias sobe para 39 na Paraíba

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *