Israel atacou a região palestina de Gaza neste domingo (8), resultando na morte de centenas de pessoas, em resposta a um dos ataques mais graves de sua história quando o grupo islâmico Hamas matou 700 israelenses e sequestrou dezenas, informa a agência Reuters.
Ataques aéreos israelenses atingiram prédios residenciais, túneis, uma mesquita e residências de oficiais do Hamas em Gaza, causando a morte de mais de 400 pessoas, incluindo 20 crianças, alinhado com a promessa do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de uma “forte retaliação”.
Israel foi atingido por um ataque de foguetes sem precedentes vindo da Faixa de Gaza no sábado pela manhã. O exército israelense disse que o Hamas lançou mais de 3.000 foguetes, acrescentando que dezenas de tropas do Hamas infiltraram áreas de fronteira no sul de Israel. Desde então, o exército israelense enviou tropas para os territórios do sul para reconquistá-los das forças palestinas e começou a realizar ataques contra as posições do Hamas em Gaza. Neste domingo, o Gabinete de Segurança de Israel aprovou oficialmente o estado de guerra.
Destaque do Vale