Central de Transplantes registra quinta doação de coração do ano no Hospital de Trauma de Campina Grande

A Central Estadual de Transplantes registrou, na noite da última sexta-feira (25), no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, a quinta doação de coração do ano no estado.

O doador foi um jovem de 20 anos, cuja generosidade da família garantirá a esperança de uma nova vida para seis pessoas.

Além do coração, foram doados o fígado, os dois rins e as córneas. O gesto só foi possível por meio da autorização da família. A irmã do doador, Alanna Cris, falou com emoção sobre o momento de despedida e a importância de transformar a dor da perda em solidariedade.

O coração foi transportado com agilidade pela equipe do Corpo de Bombeiros até o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, onde foi transplantado em uma paciente de 46 anos.

Já o fígado foi encaminhado para uma mulher de 55 anos, em João Pessoa. Os rins seguiram para pacientes de outros estados e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde serão avaliadas e, em seguida, destinadas ao transplante.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destacou a relevância da doação para os pacientes que aguardam por um órgão.

“Cada doação é um ato de extrema generosidade. A decisão dessa família permitiu não apenas a realização de mais um transplante cardíaco, mas também o atendimento a outros pacientes em estado grave. Somos profundamente gratos e reforçamos a importância de conversar sobre a doação de órgãos em vida com seus familiares,” enfatizou.

A Paraíba já registrou a realização de 84 transplantes em 2025, e 817 pacientes ainda aguardam na lista de espera.

Créditos : Governo da Paraíba

Destaquedo Vale

lldearaujo

Editor escritor.

Read Previous

Projeto assegura em lei direito de pessoa com deficiência tirar carteira de motorista

Read Next

Casos de racismo aumentam quase 390% na Paraíba em um ano

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *