Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

 Foto: Reprodução / Valter Campanato/Agência Brasil

O número de atendimentos entre homens com até 49 anos para tratar câncer de próstata aumentou em 32% no Brasil, entre 2020 e 2024.

Foram realizadas 2,5 mil assistências, em 2020, e 3,3 mil em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde.

O câncer de próstata preocupa principalmente homens com 65 anos, porém os mais jovens, com menos de 49 anos, também sofrem com o problema.

Entre os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria dos procedimentos correspondeu a quimioterapia (em torno de 84% a 85%), seguida por cirurgias oncológicas (10% a 12%) e radioterapia (3% a 4%).

Segundo o urologista especializado no cuidado com a saúde sexual e reprodutiva masculina, Rafael Ambar, o aumento no número de tratamentos está relacionado à procura por atendimento e não necessariamente ao crescimento da quantidade de casos.

Associado a isso está a ampliação da rede de assistência de saúde pelo país e da conscientização sobre a doença.

Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.

Nas fases iniciais o câncer de próstata é assintomático, mas em estágios mais avançados, a doença pode causar dificuldade e necessidade de urinar muitas vezes ao dia, jato de urina fraco, presença de sangue na urina e ou no sêmen, podendo causar também dores na pelve, quadris e nas costas.

De acordo com o médico, é necessário que os homens façam o acompanhamento anualmente a partir dos 40 anos, para aqueles com casos do problema na família e, dos 50, para a população geral.

O câncer de próstata é segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele (não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diário do Sertão

Destaque do Vale

lldearaujo

Editor escritor.

Read Previous

Homem é assassinado a tiros no bairro Ouro Branco na cidade de Piancó

Read Next

Polícia Civil instaura inquérito para investigar pai que deixou filho cair no chão em cidade do Vale do Piancó

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *