Mais 12 barragens passam por obras de melhoria na Paraíba, pelo Programa de Recuperação de Barragem. No Vale do Piancó, duas cidades forma contempladas, Santana dos Garrotes e São José de Caiana. As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), com investimento de R$ 9,1 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
Os trabalhos são realizados em municípios do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste do estado, tais como: Barra de São Miguel, Pocinhos, Serra Branca, Congo, Campina Grande, Cuité (com duas barragens), Montadas, Santa Terezinha e Cabaceiras . A obra consiste em serviços de limpeza da vegetação, redimensionamento da parede e do sangradouro da barragem, drenagem para evitar erosão, proteção da base da parede com cobertura vegetal e reparo do meio-fio.
Para o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, esta é uma ação muito importante e contínua, com o objetivo de garantir a segurança de barragens no estado, como a preservação dos mananciais, tranquilizando a população para não causar eventuais danos materiais.
As obras fazem parte do Programa de Recuperação de Barragem, que já contemplou 78 barragens em todas as regiões, com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões. Na Paraíba, 150 barragens são monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirh e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
AESA-PB
Destaque do Vale