Equipe do SAMU de Uiraúna realiza parto de emergência dentro de ambulância e salva bebê prematuro (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Uiraúna, no Sertão paraibano, salvaram a vida de um bebê prematuro neste sábado (3).
A equipe foi acionada para socorrer a gestante Tauany Franciely, que entrou em trabalho de parto prematuro, com apenas 34 semanas de gestação, em sua residência. Ao chegarem ao local, os socorristas constataram que o bebê, que recebeu o nome de Thalys, já estava chegando e não daria para chegar a unidade hospitalar a tempo.
Diante da urgência, o parto foi realizado com sucesso no interior da própria ambulância pela equipe composta pelo médico Dr. Kassio Carvalho, pelas enfermeiras Valéria Savanarolly e Beatriz Alencar, e pelo condutor socorrista Ronaldo Gomes.

Equipe do SAMU Uiraúna com o bebê prematuro (Foto Divulgação/ redes sociais)
O procedimento reforça o papel vital que o SAMU desempenha na rede de saúde pública, funcionando como uma extensão do ambiente hospitalar em momentos críticos. Em casos de prematuridade, o risco de complicações é elevado, exigindo precisão e domínio dos protocolos de urgência para garantir que a criança receba os cuidados necessários nos primeiros segundos de vida.
Diário do Sertão
Destaque do Vale