Nesta sexta-feira, 08, o prefeito Sandoval Vieira Lins (Bal Lins), acompanhado da secretária municipal de saúde Neuma Cavalcanti, secretária adjunta Débora Rangel e da diretora do Hospital Municipal, Juliana da Silva Ribeiro, esteve em visita técnica ao Posto de Coleta de Leite Humano de São José de Piranhas.
Durante a visita, foram observadas as ações de controle de qualidade nos processos de coleta, processamento e distribuição, sendo que o Posto de Coleta de Leite Humano de São José de Piranhas recebeu o aval para iniciar suas atividades, ocupando a condição de primeiro da área da 9ª Gerencia Regional de Saúde (RGS) a funcionar obedecendo todos os requisitos. Com isso, inicia-se a coleta de leite humano que será encaminhada para o BLH de Cajazeiras com a missão de salvar vidas de bebês prematuros.
O prefeito Bal se comprometeu em oferecer todas as condições técnicas e de logística para o pleno funcionamento do Posto de Coleta, que fica instalado em anexo ao Hospital Municipal. Assim, Bal entende que o leite humano é de grande importância para recém-nascidos e lactentes, constituindo-se uma fonte de nutrientes em proporções satisfatórias ao crescimento e desenvolvimento da criança. Além disso, tem papel significativo na redução da morbimortalidade infantil. Um dos próximos passos agora será incentivar a doação de leite materno.
A equipe à frente do referido posto de coleta é composta pela coordenadora da Rede Estadual de Banco de Leite Humano, Thaíse Ribeiro; a diretora técnica da Rede de Bancos de Leite Humano da Paraíba (rBLH), Sônia Galiza e a coordenadora de Atenção Materno-Infantil da SES-PB, Rafaela.
Jucelioalmeida