Tambaba: Praia paraibana de naturismo é a mais antiga do Nordeste

Foto: Marco Pimentel/PBTur

A Praia de Tambaba, localizada no município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, é um dos principais pontos turísticos de toda a costa do estado. Os atrativos vão desde as belezas naturais – incluindo piscinas naturais e um coqueiro no meio do mar – até a prática do naturismo.

O naturismo é autorizado formalmente no local desde 1991, tornando Tambaba a primeira praia naturista do Nordeste. A praia de Tambaba é uma das oito localidades no litoral do país a oferecerem naturismo para o público.

Regras para acessar a área reservada para o naturismo;

Como chegar em Tambaba;

Atrativos naturais de Tambaba;

Lojas e bares.

A Praia de Tambaba tem duas áreas divididas por uma formação rochosa com vegetação: uma destinada ao naturismo e outra onde é obrigatório usar roupa.

Assim que o visitante chega ao local, é possível conferir placas sinalizando se a área em que está é liberada para o naturismo ou não.

Logo na chegada, há um mirante com vista para toda a enseada de Arapuca e para a parte não naturista de Tambaba, onde os visitantes aproveitam para registrar a paisagem. Nesse local, ainda é obrigatório vestir roupas.

Praia de Tambaba, na Paraíba, tem duas áreas divididas por uma formação rochosa com vegetação: uma destinada ao naturismo e outra onde é obrigatório usar roupa — Foto: Marco Pimentel/PBTur

Ao chegar na faixa de areia, o visitante ainda deve continuar vestido. Nessa área, existe um bar, mesas com guarda-sóis e piscinas naturais. Então, quem quer conhecer Tambaba também pode aproveitar as paisagens de tirar o fôlego sem precisar tirar a roupa.

Somente alguns metros depois está localizada a área do naturismo, onde a nudez é obrigatória. O visitante deve passar por uma formação rochosa, onde fica um “porteiro” munido das regras para acessar o local. Não há restrição de idade.

Praia de Tambaba: nudez é obrigatória na área reservada para o naturismo — Foto: Arquivo pessoal
m Tambaba, é possível fazer naturismo em parte específica destinada aos visitantes — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a presidente da Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata), Rose Pessoa, existem regras para o público que quiser ir para a área da praia onde é permitido praticar o naturismo e nem tudo está liberado. A nudez é obrigatória, mas exceções podem ser analisadas caso a caso.

Veja abaixo as regras para a área naturista de Tambaba:

É proibido ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar ato de caráter sexual ou obsceno;

Homens não podem entrar desacompanhados de mulheres (a não ser que tenham uma carteirinha de naturista);

É proibido fotografar ou filmar pessoas nuas sem consentimento;

É proibido causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas, tais como vestimentas ou uso de topless;

É proibido portar ou utilizar drogas ilegais.

Como chegar à Praia de Tambaba

A Praia de Tambaba fica no município do Conde, a 35 quilômetros de João Pessoa. O melhor caminho, a partir da capital, é pela rodovia estadual PB-008.

De acordo com o Secretário Adjunto do Turismo da Prefeitura do Conde, Felipe Jardim, os visitantes chegam por veículo próprio ou por meio de empresas de turismo que fazem esse destino. Nesses casos, existe um estacionamento no local, onde os preços variam entre R$ 5 e R$ 10.

O único transporte público que chega muito perto da praia de Tambaba é a linha 5305, que vai de João Pessoa a Pedras de Fogo, também na Paraíba.

Atrativos naturais de Tambaba

Também de acordo com a presidente da Sonata, em Tambaba há diversos atrativos naturais que podem ser conferidos pelos visitantes. No mirante, os visitantes aproveitam para registrar a linda paisagem que o local proporciona.

Na divisão entre a área naturista e a não-naturista, no lado de quem prefere ficar com roupa, os banhistas podem contemplar as piscinas naturais formadas quando a maré está baixa.

Além disso, a praia também possui um coqueiro que nasceu em uma pedra dentro do mar e se tornou uma das atrações do local, principalmente para quem gosta de fotografar.

Também é muito comum a prática de esportes no local, como o surfe, feito inclusive por pessoas na área naturista. As belas praias do local recebem há 14 anos o único campeonato de surfe naturista do país, o “Tambaba Open”, que costuma ser realizado entre os meses de setembro e outubro.

Além disso, é possível conferir o cenário do local andando de buggy, serviço que é pago.

Lojas, restaurantes e bares

Restaurantes, lojas e bares fazem parte da praia de Tambaba, e os visitantes podem apreciar uma culinária tipicamente nordestina, com pratos principalmente feitos de frutos do mar. Guarda-sóis e mesas também estão disponíveis, tanto no lado naturista quanto na parte em que é possível ficar de roupa.

Além disso, também é possível encontrar no local o “Sítio Tambaba”, onde existem vários pequenos empreendimentos que vendem artesanato, iguarias nordestinas e outros produtos. Entre os produtos vendidos, estão cocadas, doces, cachaças, bonecas de pano, entre outros, que são feitos artesanalmente pelos moradores do local.

Para o turista que está chegando ao local, é possível observar a produção dessas comidas durante o momento em que elas estão sendo feitas, além de ser possível também conhecer mais da cultura paraibana.

Fogão a lenha, esculturas de barro, chapéus típicos, roupas, e tudo que é típico do nordeste é possível encontrar no sítio, que fica próximo à praia.

Naturismo no Brasil

A praia de Tambaba é apenas uma das oito localidades no litoral do país a oferecerem naturismo para o público. Além da praia no Conde, a região Nordeste também conta com a praia de Massarandupió, no município de Entre Rios.

No restante do Brasil, há outras seis praias. A mais antiga delas está localizada em Santa Catarina, que é a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú. Veja abaixo a lista com todas as praias de naturismo no país.

Tambaba (PB)

Massarandupió (BA)

Barra Seca (ES)

Olho de Boi (RJ)

Abricó (RJ)

Pinho (SC)

Pedras Altas (SC)

Galheta (SC).

Créditos: G1

lldearaujo

Editor, escritor, e tals blá, blá, blá...

Read Previous

Médico Djaci Brasileiro lança pré-candidatura a prefeito de Itaporanga

Read Next

Prefeito Bal Lins assina ordem de serviço para construir Ciclovia e Pista de Caminhada, em São José de Piranhas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *