De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja prevê chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
O Inmet orienta que moradores de regiões afetadas evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações em encostas e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. O alerta laranja tem validade até as 20h desta segunda-feira (6).
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) acionou equipes para atender a possíveis ocorrência durante as chuvas. Distribuídos em viaturas, os agentes circulam corredores e trechos de maior fluxo de tráfego da cidade para garantir a fluidez e a segurança viária.
“Para evitar acidentes é fundamental reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, aumentar a atenção em manobras, acender lanternas e faróis e evitar frear bruscamente. Nossas equipes estão de prontidão para garantir um trânsito seguro para todos”, orienta o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
Já o alerta amarelo é válido até as 10h desta terça-feira (7). Segundo o Inmet, as regiões alcançadas pelo aviso devem registrar entre 30 e 50 milímetros por dia. Nessas áreas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O instituto pede que a população não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também recomenda que o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada seja evitado.
Situações de emergência relacionadas às chuvas podem ser reportadas ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou Defesa Civil (telefone 199).
Destaque Do Vale e Portal Correio