Prefeitos paraibanos decidem ir a Brasília reivindicar mais recursos para pagar o piso da enfermagem

Ao menos 150 prefeitos paraibanos devem ir a Brasília no próximo dia 30 para reivindicar o repasse de mais recursos para o pagamento do piso da enfermagem. A decisão foi tomada durante um encontro entre os gestores realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), nessa segunda-feira (22), em Campina Grande.

Segundo apurou o ClickPB, A Federação defende PEC 25/22, que prevê a ampliação em 1,5 ponto percentual ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para que os municípios possam arcar com os custos do piso.

“A nossa defesa é para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, coloque para votação a PEC 25/22, que prevê a ampliação em 1,5 ponto percentual ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só assim, os municípios terão condições de pagar aos profissionais da enfermagem. Esse foi o ponta pé inicial para essa conquista”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

 Os gestores defenderam ainda um recálculo por parte do Ministério da Saúde para os repasses feitos aos municípios. Na Paraíba, muitas cidades receberam bem menos que o esperado para pagar o piso até dezembro desse ano.

Vale destacar que o valor repassado para todos os municípios brasileiros, de R$ 7,3 bilhões (sendo R$ 3,3 para os municípios), representa apenas 1/3 da verba necessária para o pagamento do piso aos profissionais de saúde.

Destaque do Vale

Créditos: Click PB

lldearaujo

Editor, escritor, e tals blá, blá, blá...

Read Previous

Governo decreta situação de emergência em municípios do Vale do Piancó

Read Next

Criança morre após carro da família capotar, no Vale do Piancó; três pessoas ficaram feridas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *