VACINA QUASE PRONTA: Anvisa certifica fábrica na China e Butantan conclui terceira fase de testes

A Anvisa publicou na segunda-feira (21), a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a fábrica da vacina da Coronavac. A conclusão foi feita pela equipe da Anvisa e de observadores Instituto Butantan que viajou à China para inspecionar a produção da vacina da farmacêutica Sinovac.

O grupo esteve no país entre 30 de novembro até 4 de dezembro para inspeção e reuniões com os executivos da empresa. Segundo a nota publicada no Diário Oficial, o Instituto Butantan enviou o plano de ação para Anvisa na quarta-feira (16). Já a conclusão da equipe técnica foi finalizada no último domingo (20).

A autorização foi publicada 10 dias antes da previsão inicial definida pela agência. O certificado tem validade de dois anos e é um do pré-requisitos tanto para o processo de registro da vacina no Brasil, quanto para um eventual pedido de autorização para uso emergencial.

Testes da CoronaVac

A certificação da Sinovac acontece no mesmo dia que o Instituto Butantan anunciou que foi concluída a terceira e última fase de testes clínicos da vacina CoronaVac.

Pelas redes sociais, o Butantan também anunciou nesta segunda que “os resultados [da fase 3] serão encaminhados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, e que, “em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta”.

A previsão do instituto é divulgar os resultado da fase 3 nesta quarta-feira (23).

G1

Jefferson Lima

Read Previous

Polícia Rodoviária Federal apreende carreta com mercadorias avaliadas em 432 mil, no Vale do Piancó

Read Next

Dupla armada aborda vítima, invade imóvel e rouba cerca de 20 mil reais de aposentado, no vale do piancó

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.